Após sábado caótico, vacinação em SP é mais rápida no domingo

Primeiro dia de imunizaçáo para idosos entre 80 e 84 anos teve espera de até 5 h; no domingo, fila foi de no máximo 1 Artur Rodrigues e Daiiilo verpa sito PAULO Apõs demora de até cinco horas no primeiro dia, a vacinagáo de idosos de 8o a 84 a nos contra o coronavírus nos drive- thrus na cidade de São Paulo teve mais velocidade neste domingo (28).

A reportagem esteve em trés dos chive- thrus. Nos locais, ouviu relatos de espera que variam entres minutos e urna hora. No Pacaembu (zona oeste), onde a reportagem conversou no sábado (27) com pessoas que haviam esperado mais de cinco horas, a situagáo era totalmente diferente.

A fila de veiculos travados por horas desapareceu e os earros das pessoasqueaguardavam a munizagáo estavarn concentrados apenasna praga Charles Miller. Iblen Galib, 8o, havia chegado cinco minutos antes ao Pacaembu e já estava próxirno de ser atendido.

‘Ontem [sábado] estava o caos, vi na TV pessoas esperando sete horas e nem sal de casa”, relata. já Ruth Monteiro de Souza, 84, chegou a ir até o local no sábado e desistiu. Tui embora porque havia muita espera. Hoje, cheguei há minutos e es tou neste ponto [perto da área de vacinagão 1>, disse. Diferentemente de sábado, a organizagáo conseguiu canalizar veiculos para apenas uma (mica fila -uma das grandes reclamagões no dia anterior era de pessoasque eram atendidas mu ito antes das demais a depend er do caminho que fizerarn pa ra chegar ao estádio.

no drive- thru do Anhembi (zona norte) a situagáo também era tranquila. Segundo relatos ouvidos no local pela manhá, a espera não ultrapassava os i5minUtoS.

Neste domingo, a Prefeitura de São Paulo inaugurou um novo drive-thru no Clube Hebraica, na regiáo de Pinheiros (zona oeste). Ali, a espera era um pouco maior, de pouco menos de uma hora, mas a fila seguia organizada. 0 motorista Rui Paulino, 42, disse que demorou cerca de uma hora para chegar até a área próxima da entrada.

No banco de trás, ele levava a tia Enilda Rocha, 81. “Estou mop rendo de medo”, disse ela sobre tomar a vacina. já Marti Costa, 8o, afirmou estar ansiosa. Ela aguardava havia 55 minutos na fila com a filha, ma s não demonstrava pressa. “Fiquei um ano sem ver rninha filha assim de pep to>, disse, acrescentando que as duas aproveitaram para pôr a conversa em dia.

Na Hebraica, os veiculos entram no estacionamento subterráneo do clube e all sáo atendidos. No tempo que a reportagem esteve no local, eram atendidosaté oito veiculos por vez. Não há distingáo de filasouacesso pa ra sticios. 0 presidente da Hebraica, , afinrnou que o clube se colocou á disposigáo da prefeitura e que permanecerá comopontodevacinagáo também nas próximas etapas.

As populagáo entre 8o e 84 anos está send vacinada com oimunizante de Oxford/Astrazeneca -no estado, sáo 563 mil pessoas nessa fahca etária. A partir de quarta (3), comegam a servacinadas pessoas entre 77 e 79 anos, um contingente de 43o mil no estado. a Vacinaçáo na cidade de São Paulo Quern pode ser vacinado Pessoas com mais de 80 anos Pessoas entre 77 e 79 anos: partir de quarta (3) Drive-thru (sem sair do carro) Das 8h as 17n, de 2 a 6 praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu (zona oeste) entrada da Neo Química Arena, do Corinthians, (em Itaquera, zona leste) em frente ao portáo principal do autódromo de Interlagos (zona sul) pavilháo de exposições do Anhembi (zona norte) Igreja Boas Novas, na Vila Prudente (zona leste) Novo Clube Hebraica, esquina da rua Angelina Maffei Vita com rua Ibiapinánolis (zona oeste) UBSs com sistema drive-thru Das 8h as 17h, de 2 a 6 Veja a lista com os endereços em bitly/3dVmt Mc Postos de sadde 468 UBSs, das 7h ás 19h, de 2 a 6 Encontre a unidade mais perto da sua casa em: buscasaude.

prefeitura.sp.gov.br/ Centros-escola unicipa is das 7h ás 17h, de 2″ a 6″ Barra Funda