Bialski em Foco



Joice Hasselmann anuncia vice para disputa à prefeitura de SP


Mesmo sem saber se fica no PSL, deputada prometeu chamar presidente do conselho da Conib para disputar eleição ao seu lado

 

Guilherme Caetano

05/11/2019 – 08:23 / Atualizado em 05/11/2019 – 08:24

 

SÃO PAULO — Mesmo com o cenário incerto sobre sua eventual candidatura à Prefeitura de São Paulo , a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) decidiu quem deve concorrer a vice-prefeito em sua chapa. Durante os agradecimentos pela presença na 50ª Convenção Nacional da Conib (Confederação Israelita do Brasil), realizada no ClubeHebraica de São Paulo no último fim de semana, a deputada anunciou ter convidado Cláudio Lottenberg, presidente do conselho da entidade, para disputar a eleição municipal ao seu lado no ano que vem.

 

— Eu poderia nominar cada um de vocês, porque nós temos boas histórias dentro da comunidade judaica, mas eu quero agradecer o Daniel Bialskie o (Cláudio) Lottenberg aqui. Ele (Lottenberg) vai ser meu vice, acabei de convidar — declarou ela, para a surpresa e aplausos da plateia.

 

Cláudio Lottenberg, no entanto, disse que ainda não aceitou o convite e que “falta conversar tudo”. Segundo o empresário, o convite foi “uma atitude muito simpática, carinhosa, de respeito”. Ele afirmou também acreditar que Joice Hasselmann deve ter visto “atributos e qualidades” nele, já que não possui “capital político”.

 

— Eu recebi (o convite) com muito entusiasmo. Eu sempre quis servir ao meu país. Não sei se será desta vez. Quando a gente é lembrado por uma pessoa que tem uma tradição, uma mulher forte, firme, é claro que a gente fica envaidecido. Mas estamos ainda considerando, não tem nada de material. — declarou Lottenberg.

 

Leia: PSL divulga prestação de contas de 2019; só 7 estados receberam

 

Sem nunca ter ocupado cargo público, Lottenberg é ligado aos setores da saúde e da comunidade judaica. Ele preside a United Health Brasil e é ex-presidente do Hospital Albert Einstein , onde o presidente Jair Bolsonaro foi tratado após sofrer o atentado a faca em setembro de 2018.

 

Apesar do convite, os rumos da candidatura de Joice ainda são uma incógnita. A deputada anunciou sua pré-candidatura em agosto, durante o evento paulistano da campanha nacional de filiação do PSL . A atitude, no entanto, desagradou a “ala ideológica” do partido, que acusou Joice de “empurrar sua candidatura goela abaixo do PSL”, como se referiu Edson Salomão, chefe de gabinete do deputado estadual Douglas Garcia (PSL) e então também interessado em disputar o pleito. O lançamento da deputada foi posteriormente rechaçado por Eduardo Bolsonaro , presidente da legenda em São Paulo.

 

Guerra dos tronos  :  entenda a briga entre Bolsonaro e o PSL

 

Joice Hasselmann continuou com os planos mesmo assim. Disse ter apoio do presidente nacional do PSL, Luciano Bivar , para a sua empreitada e afirmou que nenhuma outra pessoa tinha “tanta musculatura” quanto ela para concorrer. De lá para cá, as duas alas internas do partido, uma ligada aos Bolsonaro e a outra aliada de Bivar, racharam completamente, numa disputa pelo controle do poder partidário. O clima interno é tão insustentável que muitas pessoas dentro do PSL apostam numa ruptura total entre os dois grupos até as próximas eleições. A ala ideológica tem planos de fundar um novo partido e deixar o PSL.

 

Entenda:   A que ponto chegou a crise no PSL

 

Retirada da liderança do governo no Congresso pelo presidente Bolsonaro, a deputada afirmou que “ganhou sua alforria” das obrigações com o Planalto e que agora teria “mais tempo para cuidar da minha candidatura à prefeitura”.

Além de Joice Hasselmann, outros nomes do PSL circulam para disputar a Prefeitura de São Paulo, como o do também deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança e o de Gil Diniz, líder da legenda na Assembleia Legislativa de São Paulo e vice de Eduardo Bolsonaro no diretório estadual do PSL. Diniz, no entanto, foi acusado por um ex-assessor de praticar um esquema de rachadinha em seu gabinete. Já o herdeiro da família real brasileira nunca chegou a manifestar o desejo, mas tem o apoio nos bastidores de outros colegas, como a deputada federal Carla Zambelli.

 

Leia: Bolsonaro reafirma que deve sair do PSL e diz que há 90% de chance de criar um novo partido

 

https://oglobo.globo.com/brasil/sem-saber-se-fica-no-psl-joice-hasselmann-anuncia-vice-para-disputa-pela-prefeitura-de-sao-paulo-24062206